O gin é um destilado que para chegar ao resultado final que você conhece, passa por todo o processo de destilação.
Quer saber mais sobre esse processo? Então nesse artigo você vai descobrir as principais informações sobre o processo de destilação dessa bebida tão consumida no mundo.
Como é o processo de destilação do Gin
Inicialmente é importante dizer que há vários tipos de gin, com aromas e sabores diferentes. No entanto, dois ingredientes principais são obrigatórios em todos esses tipos: o álcool neutro e zimbro.
O zimbro é o que dá o sabor mais predominante e característico da bebida. Trata-se de um fruto de uma árvore originária do hemisfério norte. A partir disso, as diferentes marcas que produzem essa bebida, acrescentam outros ingredientes.
Mas e como é o processo de destilação? Primeiro é preciso obter o álcool neutro, que pode ser originado do processo de fermentação de diferentes cereais. Junto ao álcool, se acrescenta água e a proporção também varia conforme a receita de cada gin.
Essa mistura, então, é transportada para um recipiente onde serão acrescentados os outros ingredientes, como o zimbro e as especiarias desejadas. Desse processo é que vai resultar o sabor e o aroma da bebida, pois as especiarias começam a liberar óleos essenciais na mistura.
Dentro das possibilidades as marcas podem acrescentar tangerina, limão, laranja, noz-moscada, coentro, canela, alecrim, hortelã e muitos outros ingredientes. Por isso existem diferentes tipos e classificações dessa bebida.
Tempo de processo
O tempo que esses ingredientes ficam nesse recipiente depende do objetivo desejado para cada receita.
Conforme mais tempo ficar, mais vai adquirir gosto e aroma das especiarias e oferecer um resultado mais acentuado e marcante aos apreciadores dessa bebida intensa e requisitadas nos bares.
Após esse período, o gin é transportado para um reator que possui elevada temperatura, o que macera todos os ingredientes. Na maceração o álcool consegue extrair melhor os sabores desejados do zinco e outras especiarias, o que auxilia na obtenção do resultado desejado pela receita de cada tipo de gin.
Depois disso, ocorre a reserva do líquido resultante de todo esse processo feito até aqui.
Reserva
O processo de reserva acontece para que o gin possa ser curtido. Durante esse período, a bebida ainda está sendo formada e os sabores ainda estão sendo incorporados.
Assim como outras etapas do processo, nessa fase o tempo também varia conforme a marca fabricante e pode ser feita em horas ou levar vários dias. Somente depois disso é que ocorre o envasamento de garrafa por garrafa para distribuição.
Dessa forma, o resultado final é o gin que você conhece. E como falado anteriormente, o tipo do gin vai depender se, durante esse processo todo, somente zimbro foi acrescentando, ou especiais que deixem mais herbal, floral ou com notas cítricas, por exemplo.
Por isso, o ideal é experimentar os diferentes tipos para analisar qual você vai gosta e entender qual se enquadra mais em determinados tipos de drinks. Mas em todos eles, o sistema de destilação é parecido e parte da mistura de álcool neutro, água e zimbro.
Acesse nosso e-commerce de Gin e confira nossos produtos.
0 comentários