Gin Saborizado: conheça como é feito e como usar nos drinks

Gin saborizado com água tônica, rodelas de limão em taça highball com bastante gelo

O gin, apesar de ter uma origem europeia para fins medicinais, tem ganhado cada vez mais apreciadores no Brasil, principalmente em drinks refrescantes que combinam seu aroma botânico com frutas cítricas. A bebida destilada é ideal para ser servida em um país de clima tropical e tem uma gama de possibilidades a ser explorada com a tendência da entrada do gin saborizado no mercado nacional.

Conheça um pouco da história do gin, o processo de adição dos sabores e como não errar na hora de servi-lo.

Como começou

Poucas bebidas podem ser chamadas de seculares, verdadeiramente tradicionais. O gin é uma dessas bebidas que têm origem em um passado distante e que foi usada com propósito de cura inicialmente, mas que funcionou como drink depois que foi difundida na Inglaterra.

Ao contrário do que muita gente pensa, o gin não foi criado pelos britânicos, mas sim por um médico holandês na metade do século 17. Há relatos de que Franciscus de la Boe utilizava uma infusão de álcool com zimbro para tratar de dores estomacais, renais e falta de apetite.

O zimbro, ou fruta de genebra, é o ingrediente essencial em qualquer gin, inclusive o nome da bebida vem da contração de jenever, árvore zimbreiro na língua holandesa. Soldados ingleses, que passavam pelos Países Baixos, puderam experimentar a mistura e, em pouco tempo, começou a fazer sucesso em terras britânicas. Passou a ser destilada com a planta angélica, anis, semente de coentro e outros elementos naturais do norte europeu.

Gin saborizado com novas frutas

A versatilidade do gin permite uma infinidade de combinações de ervas, frutos, sementes, lascas de árvore em sua produção. Pode combinar zimbro com cardamomo, alecrim, manjericão, cominho, noz moscada, castanha-do-pará, limão siciliano, gengibre ou canela, por exemplo. Depende dos ingredientes naturais encontrados em determinada região. Cada combinação irá produzir particularidades de sabor, mas sempre com o predomínio do zimbro.

A novidade é que além do sabor mais tradicional, as grandes marcas estão apostando em gin saborizado, uma espécie de gin pronto para servir, já produzido com infusões de frutas como amora, framboesa, morango ou outras frutas tropicais.

Essa opção vem para substituir aqueles drinks com adição de xarope de açúcar, já que, durante o processo de junção dos sabores, o álcool neutro age com os açúcares contidos na fruta, trazendo uma maior naturalidade para o sabor final do produto.

Não erre na forma de servir

Para ter certeza de que o gin convencional ou o gin saborizado fará sucesso em seu encontro ou sua festa, invista em água tônica de qualidade, assim os sabores botânicos e cítricos serão ressaltados e, combinados com o gelo, trarão um frescor e uma experiência única e inesquecível a seus convidados.

Sempre sirva em uma taça de vinho branco ou aquelas maiores chamadas de highball. Elementos simples como uma rodela de limão siciliano, sementes de hibisco, cascas de laranja ou pitadas de gengibre ou canela são excelentes complementos e trazem um ar ainda mais sofisticado. A criatividade é livre, mas sem exageros. Saúde!

Artigos relacionados

Saiba quais foram os drinques preferidos da galera em 2020

Saiba quais foram os drinques preferidos da galera em 2020

Não há nada mais gostoso do que aproveitar a companhia dos amigos para fazer aquele happy hour. É claro que nesses momentos uma boa bebida deve estar presente, assim como os drinks preferidos da galera em 2020. Em um país com clima tão tropical como o Brasil, é quase...

Vantagens de escolher o Dry Martine para seu jantar com a família

Vantagens de escolher o Dry Martine para seu jantar com a família

Alguns momentos em nossa vida são muito especiais, como poder reunir a família para degustar um delicioso jantar. E para que tudo saia perfeito, além de escolher um menu bem caprichado, é fundamental acertar na bebida. Afinal, cada uma tem o seu charme especial. Para...

Por que você deve experimentar gin tônica com geleia de morango?

Por que você deve experimentar gin tônica com geleia de morango?

Sabe aquela bebida que vai bem com tudo? O gin é ela! Por conta da sua versatilidade, ele tem conquistado o brasileiro e é o queridinho da vez. Utilizando-o como base, é possível criar inúmeras possibilidades. Já pensou em experimentá-lo, por exemplo, com geleia de...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *