Dúvidas sobre a água tônica que todo mundo tem

água tônica

A água tônica é uma bebida que vem ganhando cada vez mais apreciadores pelo Brasil, podendo ser consumida, tanto pura, quanto em um drink com gin, possuindo também suas variações de sabores.

Mas você sabe tudo sobre esse produto? Para te ajudar a responder essa questão, vamos lhe contar um pouco mais sobre ela.

Qual a origem da água tônica?

Existem duas versões sobre como a água tônica surgiu, mas ambas datam da mesma época: o século XVII, quando foi descoberto o tratamento para a malária.

A primeira versão, nos diz que a condessa de Chinchon, que era a esposa do vice-rei do Peru, levou a casca da quinaquina (árvore comum na região amazônica) para a Espanha, isso em meados do ano de 1640.

Em outra variante da história, nos é contado que, no ano de 1632, o missionário de nome Barnabé de Cobo, foi o responsável por efetuar a primeira entrega da casca, ao atravessar o oceano Atlântico.

Anos depois, já em 1817, os cientistas franceses Pelletier e Caventou criaram um método para extrair o quinino desta casca, que servia como um medicamento para a prevenção da malária.

Por se tratar de algo muito amargo, oficiais britânicos, que estavam na Índia, no ano de 1825, buscaram alternativas para deixar o seu gosto mais suave, acrescentando água, açúcar, limão e gin. Dessa forma, nasceu a primeira versão da bebida que conhecemos nos dias de hoje.

Qual a composição da água tônica nos dias de hoje?

Água com gás, açúcar e hidrocloreto de quinino.

Quais os benefícios da água tônica?

Por conter o hidrocloreto de quinino, que é o item-chave para caracterizar a bebida, é que alguns efeitos positivos em nosso corpo podem surgir.

Um deles é no processo digestivo, que essa substância estimula a produção de saliva, que por sua vez, auxilia a nossa saúde bucal. Além disso, a bebida também ajuda as glândulas gástricas, aliviando queimações, enjoos e diminui a sensação de estômago pesado.

A água tônica também ajuda a desintoxicar o nosso organismo, cooperando conosco para eliminar algumas toxinas que ingerimos em produtos industrializados. Também pode auxiliar na retirada de compostos que vem da poluição do ar.

Por também possuir características antioxidantes, o quinino pode nos beneficiar com uma cicatrização melhor, neutralizando os radicais livres que oxidam as nossas células.

Quando a água tônica faz mal?

Ao contrário de sua origem, como vimos acima, hoje ela não é mais tratada como um remédio, então não se pode fazer seu uso no lugar de algum medicamento.

Por conter açúcar, é aconselhável dosar bem as quantidades ingeridas, principalmente se você tem diabetes.

No caso de mulheres grávidas, o quinino presente em sua composição, pode não fazer bem à mãe e nem para o bebê, sendo aconselhável evitar seu consumo durante a gestação.

Podemos concluir, portanto, que se consumida de maneira moderada, a água tônica é capaz de ajudar o seu organismo na digestão, na cicatrização e na desintoxicação, mas não é um remédio e tampouco substitui o uso de um.

Compre gin nacional e internacional além de água tônica especial, botânicos, espumas de gin e muito mais na loja do Gin Brasil!

Artigos relacionados

O’Gin Brazilian Dry Gin: o Gin Brasileiro entre os Melhores do Mundo

O’Gin Brazilian Dry Gin: o Gin Brasileiro entre os Melhores do Mundo

Enquanto o London Dry é amplamente reconhecido, o O'Gin Brazilian Dry Gin traz consigo uma alma brasileira, celebrando a rica diversidade cultural e culinária do nosso país. Você sabia que ele já foi premiado como um dos melhores do mundo? O segredo do O'Gin Brazilian...

Gin Seagram’s: o Gin Número Um dos Estados Unidos

Gin Seagram’s: o Gin Número Um dos Estados Unidos

No topo das opções de destilados nos Estados Unidos, brilha o gin Seagram's. Com sua posição de destaque como o gin número um do país, ele não apenas oferece qualidade excepcional, mas também traz consigo uma história rica e um sabor inconfundível. O gin Seagram's é o...

As 5 Marcas de Gin mais Vendidas no Brasil

As 5 Marcas de Gin mais Vendidas no Brasil

Você já se pegou imaginando quais são as marcas de gin mais vendidas do Brasil? A curiosidade de explorar o universo do gin, com suas nuances de sabor e história, muitas vezes nos leva a querer sempre saber mais sobre essa bebida tão fascinante.. O gin, com suas...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *