Conheça tudo sobre a origem do gin

Gin sendo usado em brinde entre amigos contentes e sorridentes

O gin caiu no gosto dos brasileiros nos últimos tempos, ganhando fãs por todo o território nacional e se popularizando cada vez mais entre os consumidores.

Mas a origem dessa bebida é bem diferente do seu atual status, vindo da Europa, o irmão da conhecida vodca tem histórias interessantes sobre o seu surgimento e evolução.

Conheça, agora, a história do gin que você usa em seu drink.

Era uma vez, na Holanda…

No pequeno país holandês, no século XVII, o médico e professor Francisco de la Boie, que também era conhecido como Sylvius, estava pesquisando um remédio que ajudasse as pessoas com problemas nos rins, ou seja, buscava um diurético.

E foi com essa nobre ideia em mente que ele misturou dois ingredientes: o zimbro (vegetal de origem escandinava) e o destilado de cereais. Dessa combinação surgiu o primeiro gin de todos os tempos.

Esse nome é a junção algumas maneiras distintas de se pronunciar zimbro. São elas:

– Genever, em holandês;

– Genievre, em francês;

– Ginepro, em italiano.

A Itália, na região da Toscana, era a principal produtora do vegetal. O que seu criador não esperava é que as pessoas, inclusive as que não tinham qualquer problema renal, começassem a consumir o produto.

Isso se deu por seu sabor único e por ter um preço acessível para boa parte da população.

Mas o gin se espalhou de vez pelo velho continente através dos soldados ingleses, que na época estavam batalhando na Guerra dos Trinta Anos (1618 a 1648) e ingeriam a bebida com o objetivo de espantar o frio que sentiam.

Porém, mesmo após o fim da guerra, a Inglaterra continuou a consumir a nova bebida, popularizando ainda mais a invenção quase acidental de Sylvius e se consolidando no mercado britânico.

Após a criação do sistema de destilação, conhecido como Alambique Contínuo de Coffey, o gin passou a ser produzido e vendido em larga escala, fato é que em Londres, no período de 1730, já contava com mais de sete mil locais que o vendiam nessa época.

O céu é o limite

Por se tratar de uma bebida de fácil fabricação, mas com personalidade própria, sua popularidade ganhou o mundo.

Com isso, agregando ingredientes diversos, o gin se tornou uma bebida versátil, que pode agradar a todos os paladares. Cada destilaria cria sua receita, sem revelar seus segredos no modo de preparar o produto.

O zimbro e o destilado de cereais podem ter as mais diversas companhias, indo de lírio e álamo até cascas de laranja, canela e limão.

Cada fabricante tem sua peculiaridade, mas o mais normal é deixa-la maturando por cerca de 24 horas num alambique de cobre, macerando especiarias diversas para agregar sabores e aromas no produto final.

Existem marcas que fazem o processo de destilação novamente, com o objetivo de alterar ou agregar um sabor.

Tipos de gin

Com toda essa história, é natural que existam vários tipos de gin no mercado. Aqui listamos alguns dos mais populares.

– London Dry: o mais conhecido pelo mundo, é seco e incolor;

– Genebra: possui caramelo em sua composição, sendo destilado quatro vezes seguidas;

– Plymouth: tem um gosto que fica entre o amadeirado e o terroso, sendo original do Sul da Inglaterra.

Curtiu o conteúdo? Acesse nosso blog e fique por dentro do melhor que o gin pode lhe oferecer.

Artigos relacionados

Saiba quais foram os drinques preferidos da galera em 2020

Saiba quais foram os drinques preferidos da galera em 2020

Não há nada mais gostoso do que aproveitar a companhia dos amigos para fazer aquele happy hour. É claro que nesses momentos uma boa bebida deve estar presente, assim como os drinks preferidos da galera em 2020. Em um país com clima tão tropical como o Brasil, é quase...

Vantagens de escolher o Dry Martine para seu jantar com a família

Vantagens de escolher o Dry Martine para seu jantar com a família

Alguns momentos em nossa vida são muito especiais, como poder reunir a família para degustar um delicioso jantar. E para que tudo saia perfeito, além de escolher um menu bem caprichado, é fundamental acertar na bebida. Afinal, cada uma tem o seu charme especial. Para...

Por que você deve experimentar gin tônica com geleia de morango?

Por que você deve experimentar gin tônica com geleia de morango?

Sabe aquela bebida que vai bem com tudo? O gin é ela! Por conta da sua versatilidade, ele tem conquistado o brasileiro e é o queridinho da vez. Utilizando-o como base, é possível criar inúmeras possibilidades. Já pensou em experimentá-lo, por exemplo, com geleia de...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *