4 diferenças entre Gin e vodka

Gin em copo longo com rodela de limão e gelo

Se você fizer uma pesquisa entre aqueles que gostam de um bom drink, vai perceber que o gin e a vodka estão entre os preferidos. O gin está ganhando espaço no Brasil, enquanto a vodka já está bem consolidada por aqui. Tanto é assim que estamos entre os maiores consumidores dessa bebida no mundo.

Muito parecidas na composição, tanto o gin, quanto a vodka são bebidas destiladas, quer dizer, resultantes de um processo de separação de líquidos. Ambas são produzidas a partir da fermentação de cereais e frutas, geralmente. Arroz, batata, figos, milho, trigo, uva e outros fermentáveis estão entre os elementos que fazem parte da natureza dessas bebidas.

Entretanto, existem diferenças entre estes destilados. A principal é que o gin invariavelmente sofre a infusão do zimbro, o que confere a ele um sabor específico. A vodka, tradicionalmente, não tem esse componente. Além dessa diferença básica, este texto vai mostrar outras distinções. Veja!

Origem

O gin nasceu no século 17, na Inglaterra, como remédio desenvolvido por médicos para tratar falta de apetite e dores abdominais. Com o tempo, surgiram apreciadores que popularizam o gin como bebida alcoólica para consumo livre. Já a vodka apareceu, estima-se, entre os séculos XVIII e IX. Existem controvérsias quanto ao país de origem, sendo que o mais provável é a Rússia.

Sabor

A característica mais evidente do gin são os seus diferentes sabores. Entre elas, se destacam:

• Os cítricos, com a adição de frutas ácidas, como limão, laranja, maracujá e abacaxi;

• Os aromáticos, que têm especiarias na sua base, como canela e noz-moscada, cravo e anis;

• Os herbais, cuja presença de ervas, como hortelã, alecrim, cardamomo e manjericão, são marcantes.

A vodka é caracterizada e apreciada também pela pureza na sua essência. Embora hoje em dia muitas pessoas gostem da mistura da vodka com frutas, ela é usualmente sem cheiro e sem sabor. Assim, há quem defina o gin como uma vodca flavorizada, ou seja, com sabor.

Teor alcoólico

O teor alcoólico representa a relação entre o álcool etílico e o restante dos ingredientes de uma bebida. As bebidas alcoólicas têm graduações diferentes. O gin traz um teor entre 30 e 50%, ou seja, até a metade de uma garrafa pode ser composta por álcool. Já a vodka traz um teor de no máximo 40%. O teor alcoólico também pode ser medido em graus GL (Gay-Lussac).

Valores calóricos

O gin e a vodca possuem valores calóricos um pouco diferentes. Mas, para muitas pessoas que evitam ganhar peso a todo custo, isso faz diferença. Uma dose de 40 ml de gin puro tem 60 kcal. Já a dose da vodca, de 42 ml, conta com 100 calorias. Esses números podem variar de acordo com o teor alcoólico. Se a quantidade de álcool aumenta, o valor calórico sobe também.

Outras diferenças poderiam ser listadas. Porém, acreditamos que essas já são suficientes para que, quando você for pedir seu próximo drink no bar de sua preferência, já esteja bem informado. Assim, você aprecia sua bebida com tranquilidade e, principalmente, sem dúvidas!

_________________________________

* O intertítulo Temperatura de consumo foi substituído por Valores calóricos.

Fonte do intertítulo Valores calóricos:

https://www.mundoboaforma.com.br/vodka-engorda-calorias-analise-e-dicas/. Acesso em 18/12/2020 às 22:14.

https://arapuru.com.br/gin-poucas-calorias-e-nenhum-gluten/. Acesso em 18/12/2020 às 22:25.

Artigos relacionados

Saiba quais foram os drinques preferidos da galera em 2020

Saiba quais foram os drinques preferidos da galera em 2020

Não há nada mais gostoso do que aproveitar a companhia dos amigos para fazer aquele happy hour. É claro que nesses momentos uma boa bebida deve estar presente, assim como os drinks preferidos da galera em 2020. Em um país com clima tão tropical como o Brasil, é quase...

Vantagens de escolher o Dry Martine para seu jantar com a família

Vantagens de escolher o Dry Martine para seu jantar com a família

Alguns momentos em nossa vida são muito especiais, como poder reunir a família para degustar um delicioso jantar. E para que tudo saia perfeito, além de escolher um menu bem caprichado, é fundamental acertar na bebida. Afinal, cada uma tem o seu charme especial. Para...

Por que você deve experimentar gin tônica com geleia de morango?

Por que você deve experimentar gin tônica com geleia de morango?

Sabe aquela bebida que vai bem com tudo? O gin é ela! Por conta da sua versatilidade, ele tem conquistado o brasileiro e é o queridinho da vez. Utilizando-o como base, é possível criar inúmeras possibilidades. Já pensou em experimentá-lo, por exemplo, com geleia de...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *