Gin tônica: 5 dicas para ter um drink perfeito

Mulher bebendo drink de gin tônica com limão

Quer saber como preparar um drink perfeito? Nesse post você vai aprender todas as dicas conosco da GinBrasil e vai poder impressionar os amigos!

Alguns drinks são tão clássicos que acabaram virando um marco histórico nos cardápios de todos os bares e restaurantes. Um exemplo destes é a famosíssima Gin Tônica, que agrega sabor e refrescância que atrai desde o paladar mais sofisticado até aquele pouco conhecedor de bebidas.

Os primeiros registros dessa bebida vêm do século XIX, quando o exército britânico se encontrava em terras orientais. Como uma forma de evitar a contração de escorbuto, um grande mal que assolava os desnutridos soldados em meio à guerra, era comum tomarem quinino diluído em água gaseificada (o que posteriormente conheceríamos no mundo todo como água tônica). Como o gosto amargo desagradava, os próprios soldados adicionavam gin, limão e açúcar. Era o começo de uma linda história.

Separamos aqui essas 5 dicas para ter um drink perfeito! Confira:

1 – Aposte na qualidade do Gin

Para fazer qualquer receita, a qualidade dos ingredientes é sempre o primeiro passo para o sucesso. Imagine então a importância da qualidade do Gin na Gin Tônica, que é o ingrediente mais essencial e o espírito da bebida.

Procure saber mais sobre a história e qualidade do gin antes de escolhê-lo e isso fará toda a diferença para o seu drink perfeito. Gins premium certamente surtirão maiores efeitos positivos, como por exemplo o Tanqueray Ten ou o Beefeater.

2 – Preste a atenção na água tônica

Poucos valorizam essa dica, mas é muito mais importante do que parece. A água tônica deve ser refrigerada e estar em uma temperatura bem gelada no momento em que o drink for preparado. E isso é valioso pelo seguinte motivo: se ela estiver à temperatura ambiente irá diluir rapidamente o gelo e tornar a bebida extremamente aguada, algo que certamente será desagradável. No mercado você encontra águas tônicas de vários preços e qualidades, um exemplo de tônicas com alta qualidade são a da London Essence ou a da Prata Mixers

3 – Cuide do gelo

Outro fator negligenciado que pode deixar a gin tônica muito aguada e até praticamente inconsumível é o tamanho das pedras de gelo que serão colocadas. Se forem inseridas pedras relativamente pequenas, pela lógica irão derreter mais depressa e deixar a mistura diluída… por isso é importante que sejam maiores e bem consistentes, para que a experiência de apreciar uma boa gin tônica seja única e prazerosa.

4 – Preparo e apresentação

O primeiro fator a se atentar na hora do preparo é o copo, que deve ser perfeito para que nenhum aroma ou sabor seja perdido durante a desfrutação. O ideal é que a gin tônica seja consumida em um copo alto (maneira inglesa clássica) ou em uma taça de gin. Este último é ainda melhor para sentir os aromas presentes na mistura.

Outra dica valiosa em relação ao preparo é: nunca agite demais a mistura ou a água tônica, para não perder o gás e acabar tornando a gin tônica “flácida”.

5 – Ingredientes

Dê preferência aos cítricos ou levemente picantes na hora de preparar o drink. Eles tornaram a experiência ainda mais refrescante e darão um clima tropical ao momento da apreciação. Evite misturar sucos de qualquer tipo, pois tirarão a essência da bebida.

Está pronto(a) para preparar a gin tônica perfeita? Se você gostou das dicas não deixe de acessar o nosso site para saber mais!

Agora que você já sabe como fazer um drink perfeito com gin, está na hora de chamar os amigos! Confira o site da Gin Brasil para experimentar as várias opções de gin e complementos!

Artigos relacionados

Conheça os passos para preparar um Gin fizz com hortelã

Conheça os passos para preparar um Gin fizz com hortelã

O gin é uma bebida que, apesar de nunca ter sido esquecido, está em alta ultimamente. E você pode preparar de diversas formas, com combinações de frutas e especiarias das mais variadas. Uma das opções mais interessantes é o gin fizz com hortelã. Descubra agora mesmo...

Quais essências são as mais indicadas para usar com o Gin rosa

Quais essências são as mais indicadas para usar com o Gin rosa

Nos últimos anos, quando falamos em bebidas destiladas, os gins ganharam as prateleiras – e principalmente nossos corações. Os dados de 2020 ainda não estão disponíveis, mas os de 2019 já trazem um cenário bem atual da revolução que estamos vivendo: ao longo do ano,...

4 passos para fazer seu gin com maracujá

4 passos para fazer seu gin com maracujá

O gin está se tornando cada vez mais popular no gosto do brasileiro. Seja durante a noite, em uma festa, ou em drinks refrescantes na beira do mar ou da piscina, ele está sempre presente. Vamos aprender, hoje, uma receita fácil e deliciosa de gin com maracujá! O gin é...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *