Entenda a função do gelo no seu drink e por que ele é importante

Dois copos com drinks, gelos em cubos e limões

Por que você usa gelo nos seus drinks? Se você acha que esse ingrediente é apenas um detalhe para gelar as bebidas, saiba que, na verdade, a função do gelo vai muito além.

O gelo é considerado um protagonista nos bons coquetéis. Afinal, ele tem potencial tanto para otimizar como para estragar o resultado final de um drink.

Continue lendo este artigo que nós da Gin Brasil iremos te mostrar a verdadeira função e importância do gelo no seu drink!

Funções essenciais do gelo para um bom Drink

O gelo parece ser um dos componentes mais simples de um drink, já que consiste basicamente em água em estado sólido. Mas, na verdade, ele é considerado uma peça super importante pelos profissionais da área. Isso porque ninguém gosta de tomar uma bebida quente ou muito aguada, não é mesmo? E esses fatores dependem justamente do gelo.

Além da sua função tradicional de manter a bebida fria, o gelo é responsável por ligar os demais ingredientes e fazer a diluição do drink na medida certa. Sem contar que ele também suaviza o sabor e os níveis de álcool, ajudando a alcançar a intensidade ideal.

Com todas essas funções, o gelo é muito importante para que o drink fique perfeito.

Principais formatos do gelo para usar em Cocktails

Existem diversos tipos de gelo que podem ser utilizados em um drink e ter impacto na sua composição e suavidade. Pensando nisso, separamos os três principais formatos para que você conheça um pouco mais sobre eles:

Em cubos – O clássico para drinks 

Esse é o formato mais tradicional e que com certeza já faz parte da sua vida. O gelo em cubos é um clássico que pode ser usado sem segredos no preparo de qualquer drink. É possível integrá-lo com a bebida usando um copo de mistura ou uma coqueteleira, caso você vá agitar o drink.

Triturado – Ideal para deixar as bebidas refrescantes 

Muito comum em bebidas do tipo frozen, é ideal para aqueles que buscam uma opção bem refrescante. A preparação desse gelo pode ser por meio de liquidificador, triturador manual, ou batendo diretamente nas pedras enroladas em um pano ou saquinho. Só não se esqueça de tirar o gelo derretido antes de colocar na taça de drinks.

Esfera – Deixa o drink gelado por mais tempo sem deixar aguado

Além de dar um toque a mais na estética do drink, esse formato consegue manter o coquetel gelado por mais tempo, sem interferir no sabor. Para alcançá-lo, é preciso uma forma de gelo específica ou habilidades manuais para lapidação do gelo.

Dicas para gelo e drinks perfeitos

Agora que você já sabe a importância que o gelo tem no seu drink, deve ficar atento para não utilizar esse ingrediente de qualquer maneira e correr o risco de estragar a sua bebida.

Uma dica importante é evitar usar máquinas de gelo simples, que acabam fabricando gelos frágeis e ocos, que derretem facilmente e diluem demais o drink. O ideal é produzir gelo como em casa, com formas no freezer. Assim, as pedras serão inteiras e densas.

Além disso, para fugir ainda mais do aspecto aguado, só retire o gelo do espaço de armazenamento na hora em que for preparar o seu drink, minimizando o derretimento.

Outro ponto fundamental é o uso de água filtrada ou mineral para criar o gelo. Afinal, existem várias bebidas que são fabricadas de forma muito pura e vão ser altamente prejudicadas se você inserir um gelo feito de água da torneira.

Drinks perfeitos com Gin

Você sabendo a importância de utilizar o gelo corretamente, fica mais fácil preparar bebidas incríveis, mas para facilitar ainda mais, veja como preparar o Cosmopolitan, Christmas Tonic, Blood Orange Spritz, Negroni e Singapore Sling no post de 5 receitas para impressionar com Gin!

Com esse post ficou mais fácil saber mais sobre o gelo e como usá-lo para fazer drinks, mas não se esqueça de investir nas melhores bebidas para que seu drink fique impecável! Acesse nosso e-commerce Gin Brasil e encontre os melhores gins!

Artigos relacionados

Gin Hendricks: uma história de sucesso

Gin Hendricks: uma história de sucesso

O Gin Hendriks é uma bebida que tem ganhado cada vez mais fãs ao redor do mundo, e no Brasil esta história não é diferente, tanto por sua alta qualidade na hora de ser fabricado, quanto por seu sabor e sua inovação. E é para explicar como ele conquistou tantos adeptos...

Gin com pimenta rosa: saiba tudo sobre essa combinação

Gin com pimenta rosa: saiba tudo sobre essa combinação

Que o Gin é a bebida do verão você já sabe, não é mesmo? Hoje nós vamos falar de uma combinação um tanto exótica e muito saborosa que vem encantando a todos: o Gin com pimenta-rosa. A pimenta -rosa tem ficado muito conhecida na gastronomia mundial por conta de suas...

Como fazer gin tônica de pitaya

Como fazer gin tônica de pitaya

O Gin é uma bebida que vem crescendo e agradando cada vez mais o paladar dos brasileiros. Sendo muito versátil, ele é ideal para diversas ocasiões, tais como: festas, churrascos, beber na praia ou à beira da piscina. Por ser muito refrescante, ele normalmente é...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *