South Side: o drink que combina gin, limão e menta

drink South Side receita - blog Gin Brasil

O limão é um parceiro recorrente do gin, sendo bem comum encontrar receitas que utilizam esse ingrediente. Um exemplo clássico é o South Side, um coquetel histórico que até hoje permanece relevante.

O grande diferencial do South Side é ser um drink que aproveita muito do sabor da menta para se tornar mais refrescante. Isso faz dele uma ótima escolha para aqueles dias mais quentes ou até mesmo para o momento de relaxar em um paraíso tropical. 

Que tal aprender a fazer um drink South Side? É só ficar de olho nas informações que separamos a seguir!

Qual é a história do drink South Side?

O drink South Side tem origens incertas, mas é possível estabelecer quando que começou a se popularizar: em meados de 1916, ela apareceu no livro “Recipes for Mixed Drinks”, de Huge Enslinn. 

Há quem diga que ele se originou do Gimlet, contando com o adicional da menta para se diferenciar, além do copo de coquetel. Outros dizem que essa receita se originou no Mint Julep com gelo acrescentado.

Seja como for, a versão retratada no livro de Enslinn retratava uma receita que envolvia gin, limão, açúcar, menta e água tônica. Ao eliminar as bolhas e cortar uma das frutas cítricas, o resultado acaba sendo um legítimo South Side.

Como preparar o South Side?

Ficou com curiosidade de saber como preparar o drink South Side em sua casa? Então, fique de olho na receita que destacamos a seguir.

South Side receita

Ingredientes

  • 60 ml de gin
  • 30 ml de suco de limão
  • 30 ml de xarope simples
  • 5 folhas de menta
  • ramos de menta
  • gelo

Modo de preparo

Comece adicionando as folhas de menta e o suco de limão a uma coqueteleira. Chacoalhe gentilmente até a mistura se tornar homogênea.

Depois, acrescente o gin e o xarope juntamente com o gelo. Agite novamente até a coqueteleira ficar gelada.

Coe a mistura duas vezes em um copo de coquetel resfriado. Para finalizar, decore utilizando os ramos de menta. Agora é só servir o seu drink!

Agora você já sabe como preparar um autêntico South Side. Todo o legado desse drink está ao seu alcance, bastando seguir as instruções bastante simples da receita. Da próxima vez que quiser surpreender os seus convidados, basta recorrer a essa receita. Essa é a melhor forma de mostrar as suas habilidades e agradar a diferentes perfis de público.
Você pode encontrar os produtos que você precisa para elaborar todo tipo de drink no Gin Brasil.  Para isso, basta entrar no site da loja e descobrir as ofertas!

Artigos relacionados

Gin Tônica com Limão Siciliano: aprenda a fazer esse Drink

Gin Tônica com Limão Siciliano: aprenda a fazer esse Drink

Se você pensa que uma gin tônica com limão siciliano é um drink básico demais, precisa se render aos prazeres dessa simplicidade. Afinal, o segredo desse coquetel está no valor que o seu ingrediente principal traz para a equação. Você com certeza já viu o limão...

Aprenda como fazer o Drink Ramos Gin Fizz

Aprenda como fazer o Drink Ramos Gin Fizz

Se você ama preparar bebidas alcóolicas, sabe como um bom Gin é essencial. Essa bebida vai bem tanto pura, como misturada a água tônicas e frutas, como morango, melancia e limão. O Gin é produzido a partir da fermentação de cereais e alguns destilados. Entretanto,...

Drink Pink Lady: encante-se com a Suave e Irresistível Bebida Rosa

Drink Pink Lady: encante-se com a Suave e Irresistível Bebida Rosa

Quer experimentar um drink rosa que tem a sua inspiração no teatro musical? Essa é a ideia por trás do drink Pink Lady, uma bebida que existe há um século e permanece relevante até nos tempos do Instagram. A receita original do Pink Lady foi criada por Jacques Straub...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *