Como escolher a água tônica ideal para meu drink com gin?

Melhor Água Tônica com Gin

Nos últimos anos, a gin tônica vem retomando sua popularidade. O drink é uma mistura de gin com água tônica, e um toque de especiarias variadas, à escolha do cliente. Dizem que a combinação surgiu, pois um ingrediente amenizava o gosto forte do outro, já que a água tônica costumava ser bem mais amarga.

Atualmente, as escolhas de ingredientes para o drink não têm limites: anis estrelado, laranja seca, pepino, limão cravo. São tantas opções para se adicionar ao coquetel que muitas pessoas acabam deixando de lado outro detalhe importante: a escolha da água tônica ideal.

Acontece que a água tônica não é uma bebida simples, ou uma mera coadjuvante no preparo do drink. A escolha de uma boa água tônica, que harmonize com o gin e os botânicos escolhidos, é importantíssima para um bom resultado no drink.

Então, para saber mais sobre a água tônica e as opções disponíveis no mercado, continue acompanhando esse texto.

O que é água tônica?

Desde o século XVII, já existem registros da água tônica sendo usada como um remédio para malária, principalmente na Índia. O líquido é feito principalmente de água, açúcar, soda e sal de quinino, sendo que este último tem propriedades analgésicas e antitérmicas e, por essa razão, era usado como medicamento.

A água tônica foi levada para a Inglaterra pelos colonizadores no século XIX, onde acabou sendo vendida como refrigerante. Dizem que foi durante a colonização da índia pelos ingleses que ela começou a ser misturada ao gin, produzindo o ancestral do drink que conhecemos hoje.

Ao longo dos anos, a água tônica foi sendo produzida por diferentes marcas, e ganhando diferentes receitas e sabores, tornando-a mais sofisticada. Existem opções com a adição de diferentes botânicos, além da variação na quantidade de gás e açúcar na receita.

Como escolher a água tônica ideal para meu drink com gin

Como já deu para perceber, nem todas as águas tônicas são iguais. Cada marca tem sua própria receita patenteada, algumas inclusive saborizadas. Por isso, é preciso ter cuidado para escolher a opção que mais harmonize com a sua escolha de gin e de botânicos.

As águas tônicas produzidas no Brasil são, para muitos especialistas no assunto, consideradas refrigerantes, e não águas tônicas puras. Isso porque possuem muita adição de açúcar na receita. Se usadas para fazer uma gin tônica, a mistura ficará menos sofisticada e poderá eliminar o sabor do gin e das especiarias adicionadas à receita.

Confira abaixo a lista das melhores águas tônicas disponíveis no mercado:

Fever Tree

Importada, é conhecida como a melhor água tônica do mundo. O quinino em sua receita é feito a partir das árvores da Febre, originárias da África. A marca oferece diversas opções aromatizadas com diferentes botânicos. A água tônica Fever Tree costuma combinar com gins mais suaves.

London Essence

Também é uma opção importada, que costuma harmonizar melhor em drinks que levam gin clássico.

Fentimans

Outra opção importada, que tem um sabor bem amargo, muito diferente das águas tônicas produzidas no Brasil. Combina com drinks tropicais, com adição de frutas cítricas.

Prata

Dentre as marcas nacionais, a Prata é a considerada melhor pelos especialistas, embora ainda esteja longe do ideal. Ela é menos amarga, mas equilibra bem o sabor doce, além de ter uma quantidade equilibrada de gás. Harmoniza bem com limão siciliano, tangerina e outras frutas cítricas.

Gostou destas dicas? Compartilhe!

Artigos relacionados

Gin Hendricks: uma história de sucesso

Gin Hendricks: uma história de sucesso

O Gin Hendriks é uma bebida que tem ganhado cada vez mais fãs ao redor do mundo, e no Brasil esta história não é diferente, tanto por sua alta qualidade na hora de ser fabricado, quanto por seu sabor e sua inovação. E é para explicar como ele conquistou tantos adeptos...

Gin com pimenta rosa: saiba tudo sobre essa combinação

Gin com pimenta rosa: saiba tudo sobre essa combinação

Que o Gin é a bebida do verão você já sabe, não é mesmo? Hoje nós vamos falar de uma combinação um tanto exótica e muito saborosa que vem encantando a todos: o Gin com pimenta-rosa. A pimenta -rosa tem ficado muito conhecida na gastronomia mundial por conta de suas...

Como fazer gin tônica de pitaya

Como fazer gin tônica de pitaya

O Gin é uma bebida que vem crescendo e agradando cada vez mais o paladar dos brasileiros. Sendo muito versátil, ele é ideal para diversas ocasiões, tais como: festas, churrascos, beber na praia ou à beira da piscina. Por ser muito refrescante, ele normalmente é...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *