6 passos para fazer seu gin em casa

gin em taça com gelo, casca de limão com colher bailarina perto e dosador

Muito popular nos anos 70, o gin já deu indícios que voltou com tudo. Não é à toa que é uma das bebidas preferidas entre os brasileiros, conquistando os públicos mais variados. Mas por que será que ele caiu nas graças do público no país da cerveja e caipirinha?

Bom, não existe uma única razão, no entanto, um dos motivos pode ser devido a sua versatilidade e simplicidade. Com o gin é possível criar inúmeras combinações de drinques, que vão desde os mais clássicos e tradicionais até os mais ousados e diferentes.

Se você ainda não sabe como preparar esse coquetel, nós vamos trazer uma receita original para você testar e compartilhar com os seus amigos. No final do post, iremos compartilhar algumas ideias para você surpreender a todos. Ficou interessado? Continue lendo!

Coquetel clássico

Aquele velho e tradicional drink que nunca sai de moda, não é verdade? Assim podemos dizer que é o gin tônica. É aquela combinação perfeita para qualquer ocasião, pois é super fácil de fazer e não tem erro.

Ele cai muito bem em dias mais quentes. Para preparar esse coquetel, você irá precisar de apenas quatro ingredientes. São eles: gin, água tônica gelada, limão e gelo.

Para fazer um drink, a proporção necessária será: 60 ml de gin, de 90 ml a 120 ml de água tônica, três fatias de limão e gelo (a gosto).

Modo de preparo

1. O primeiro passo é colocar o copo que irá servir no congelador ou freezer por cerca de 20 minutos. Isso ajuda a manter a bebida gelada por um tempo maior. Caso esteja em um lugar quente, deixe por mais tempo.

A escolha do tipo de copo também pode interferir no paladar. Se você prefere um drink mais amargo, opte por um pequeno e largo, pois assim irá acrescentar uma menor quantidade de tônica, deixando a bebida mais forte.

2. Pegue uma quantidade de gelo e coloque no copo até atingir quase o topo. Uma dica para deixar a bebida ainda mais saborosa, sem perder a qualidade quando o gelo derrete, é fazer os cubos com tônica em vez de água normal.

3. Despeje no copo 60 ml de gin. Caso não tenha uma coqueteleira, você pode utilizar um copo medidor (fácil de encontrar em supermercado) para ter uma precisão melhor.

4. Esprema o suco do limão na bebida. Se quiser um gosto mais acentuado, utilize três fatias.

Caso prefira mais suave, utilize apenas uma ou duas. Não jogue fora as fatias, pois elas deverão ser adicionadas no copo. O ideal é que a fruta esteja fresca, com uma cor verde-claro.

5. Acrescente de 90 ml a 120 ml de água tônica. Vá colocando aos poucos, até que fique do seu agrado e também para garantir que o gás ficará por mais tempo.

A qualidade da marca escolhida poderá influenciar no resultado final. Procure aquelas que contenham na composição quinina real em vez de aroma artificial.

6. Depois de colocar todos os ingredientes no copo, misture, delicadamente, o gin e a tônica com um mexedor de bebidas. Caso não tenha, utilize uma faca ou colher comprida. Não faça movimentos rápidos para evitar que a bebida perca o gás. Agora é só decorar e servir!

Outras possibilidades

Apesar de a receita original ser feita a base de limão, é possível fazer outras variações bastante interessantes. Experimente fazer combinações com licor, pepino, lima, menta, whisky e até mesmo geleia de morango. Abuse da criatividade e descubra novos paladares.

Esperamos que tenha gostado das dicas! Para ler mais textos como este, continue navegando pelo nosso blog.

Artigos relacionados

Conheça 3 refrigerantes que combinam com gin

Conheça 3 refrigerantes que combinam com gin

Uma das melhores características de um excelente gin é que você pode misturá-lo a diversos tipos de ingredientes diferentes para ter resultados deslumbrantes. É só ter a receita certa na manga e um senso de experimentação para descobrir verdadeiras maravilhas. Você já...

Confira os 4 motivos para usar geleia no gin tônica

Confira os 4 motivos para usar geleia no gin tônica

Se você acompanha o nosso conteúdo, com certeza já sabe que quase não existe limite sobre o que você pode adicionar ao seu gin tônica para torná-lo mais saboroso. Um ótimo exemplo disso é a geleia. Ao combinar gin tônica com geleia, você poderá ter drinks deliciosos...

Aprenda como utilizar hibisco para aromatizar o gin tônica

Aprenda como utilizar hibisco para aromatizar o gin tônica

O hibisco é um exemplo de botânico que combina muito bem com gin tônica. Além de existirem vários xaropes com esse sabor, a própria flor de hibisco pode ser utilizada para harmonizar com os demais ingredientes do seu drink. Para isso, não é preciso ter formação como...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *